quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Resenha: O menino do pijama listrado


Oi, pessoal! Estou aqui para falar sobre o livro O menino do pijama listrado, do John Boyne.

Obs: o livro possui versão cinematográfica


 A história se passa durante o período da Segunda Guerra Mundial e narra a vida de Bruno; um menino de 9 anos que nada sabe sobre a guerra, muito menos que a sua família está envolvida nisso. Certa vez, o garoto recebe a notícia de que ele e a família terão que se mudar de Berlim para uma região desolada, onde não há vizinhos. Ele se sente muito solitário e entediado em sua nova casa.

 Um dia, ao observar sua janela, ele percebe que, ao longe, existe uma cerca e que do outro lado há pessoas (sempre vestindo pijamas listrados) e soldados armados.
Em um dos dias de muito tédio, Bruno resolve explorar o lugar em que vive. Após horas de caminhada, ele decide retornar à sua casa, até que, percebe um menino se aproximando da tal cerca e então eles iniciam um diálogo. A partir daí, surge uma linda amizade entre os dois.

 Bruno quer a todo custo entender o motivo de todas aquela pessoas usarem o mesmo tipo de roupa, morarem do outro lado da cerca, possuírem um semblante tão triste e o porquê de sempre estarem cercados por soldados; porém, nada disso é discutido em sua casa. Acho que esse é o verdadeiro motivo dessa história mexer tanto com as pessoas. É incrível como o autor conseguiu escrever uma história que se passa durante um período tão cruel da humanidade e que é visto de uma forma tão ingênua, pelo fato de nem ao menos saber o que está acontecendo ao seu redor.

Acho que todos deveriam ler essa história. É um livro fino, com letras grandes, que dá pra ler em um dia, mas que possui um conteúdo maravilhoso.
Recomendo a todos.

Beijos,
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário