quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Resenha: Meu nome é Albet!

                                                                Autor: Ronaldo Viana S.



                                                                       Ano: 2017
                                                                         Páginas: 256
                                                                        Ediora: Ágape


Sinopse: Pessoas são diferentes. Pessoas são únicas. Pessoas têm nome e, neste livro, o nome Albert poderia ser substituído por John, Dimitri, Sarah, Giulia, poderia até ser Kurt ou qualquer outro. Poderia ser o seu, poderia ser o meu. Lendo este livro, é possível que você ria com Albert, que chore com ele. E é bem possível que você o ame. Talvez você se veja nesse garoto e queira entrar nas páginas desta obra e defendê-lo ou defender-se de seus agressores. Meu nome é Albert! é uma obra baseada em fatos reais. Nela o autor reviveu a própria história e a de milhares de pessoas ao redor do mundo, até a sua. Uma história que é vivida por muitos, mas que não deveria pertencer a ninguém.

Albert é uma criança de 11 anos, que já passou por situações inimagináveis. Ele nasceu com uma deficiência física, onde não possui dedos em uma mão e apenas 3 dedos anões em outra. Por conta disso, o pequeno Albert é vítima de bullying. Ele já não tem motivos para sorrir. Se isolou de tudo e de todos. Os seus colegas de escola vivem a enchê-lo de apelidos depreciativos, outros o tratam com indiferença, e alguns chegam ao ponto de agredi-lo fisicamente. De onde deveria vir apoio (família) Albert só encontra desprezo e indiferença. Com exceção de sua mãe, Bela, que está muito preocupada com o filho e tenta ajudá-lo de todas as formas possíveis.
Durante vários momentos da leitura me senti angustiada, com um peso no coração, ao ver até que ponto a crueldade humana pode chegar. O livro nos ajuda a enxergar o próximo como nosso semelhante, que precisa, acima de tudo, de respeito. O mundo seria bem melhor se passássemos a aceitar que cada um possui suas limitações e que temos que nos ajudar nessa terrra onde o egoísmo prevalece e o julgamento faz parte da rotina. 
O livro é muito reflexivo, envolvente e emocionante. A escrita é boa, a diagramação e o espaçamento, também. Vale muito a pena ler.
Recomendo a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário