sábado, 15 de julho de 2017

Resenha: Mulheres que não sabem chorar

                                                              Autora: Lilian Farias


Nota: 4/5

                                                                    Ano: 2016
                                                           Páginas: 210
                                                                            Editora: Giz Editorial

Sinopse: "A vida de Marisa é regida pelo controle. Seja à frente do seu trabalho ou da vida dos filhos, ela é racional, mantendo-se sempre fria, um ser à parte das banalidades, cuja única preocupação é ser um exemplo. Olga é sua antítese. Sentimentos à flor da pele, dor flagelando a carne, pensamentos embaçados pelo esquecimento proporcionado pelo álcool. Sozinha, preocupa-se em apenas ser, em um mundo cercado por fatos que não reconhece mais como seus. Enquanto isso, Ana e Verônica esbarram com o acaso.

Duas senhoras solitárias, vizinhas e antagônicas. Será que um dia alguém acharia que poderiam viver em paz? Mais ainda, será que poderiam se apaixonar? Duas jovens livres e independentes. O que as impede de ficar juntas? 

Mulheres que não sabem chorar é mais que uma história de amor entre iguais. Junto a estas personagens tão humanas, o leitor vê-se despido dos preconceitos, pudores e medos. Ora crua, ora poética, a trama nos obriga a enfrentar o espelho e se ver como nunca imaginou antes. Pois ao mergulhar neste romance, o que fará você pensar não é a forma como vê o amor, mas sim a forma com que ele se volta em sua direção. Esteja preparado."


   Olá, meus amores! Tudo bem com vocês ? A resenha de hoje é do livro "Mulheres Que Não Sabem Chorar" da Lilian Farias. As personagens são fictícias, mas as histórias são baseadas em mulheres entrevistadas pela autora.
   
   Neste livro, teremos 4 personagens principais: Olga, Marisa, Verônica e Ana. Todas elas possuem algo em comum: personalidade forte. A Marisa é uma mulher de temperamento forte, viúva e que, agora, se encontra, completamente, sozinha, já que seus filhos decidiram fazer um intercâmbio. Olga é uma mulher que já passou por muito sofrimento e, por conta disso, acaba por se tornar alcoólatra, o que a impediu de acompanhar vários momentos importantes da vida de sua filha. Ela já não tem mais perspetiva de nada e se entrega, completamente, ao álcool. Até que sua filha, em seus últimos momentos de vida, a faz prometer largar o vício. Agora, ela vai tentar , de todas as maneiras, honrar a promessa que fez à filha. Olga e Marisa são vizinhas e se detestam. A coisa que mais faz Marisa  feliz é ver Olga se da mal. Até que um acontecimento faz as duas se unirem, tornarem-se amigas e, futuramente, se apaixonarem.
   Ana é uma jovem adulta, universitária, sempre fechada e tem o dom de afastar as pessoas. Certo dia, Ana conhece Verônica e se apaixona, pondo em dúvida a sua sexualidade. As duas se tornam amigas, mas um detalhe torna o romance quase impossível... Verônica já é casada com outra mulher.



   O livro nos traz assuntos tão corriqueiros, mas que são tão evitados de se falar. São histórias de medo, desespero, angústia, câncer, preconceitos, abusos físicos e mentais... Mostra como o mundo se tornou tão difícil para nós, mulheres, vivermos. Mostra como temos que ser fortes para enfrentarmos as batalhas diárias de opressão e preconceito. 
   A autora soube ecrever muito bem sobre esses assuntos. Sua escrita foi impecável do começo ao fim. Não tenho o que fala sobre a conclusão da história... Foi, absolutamente, chocante. 
 Esse é um excelente livro para reflexão. Marquei várias passagens. A capa é maravilhosa, a diagramação é linda e o conteúdo maravilhoso.

   Recomendo a todos, principalmente, às mulheres.
   Obrigada, Lilian, por ter me concedido a oportunidade de conhecer as histórias dessas mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário